logo-gdccp
Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Paixão! Arrojo! Dedicação! O prazer de ser diferente...

Vítor Barbosa vence quarta edição da Rampa de S.Gens

quarta-feira, 19 de outubro de 2022




Esquadrão amarelo respondeu afirmativamente ao desafio habituados que estão a levar a todos os palcos, pista, estrada, corta-mato, trilhos, a sua forma de fazer atletismo.

Quando a aurora fez a sua aparição anunciou um dia de chuva, bom, pensamos; é triste para as centenas-e-centenas que vão subir ao monte, um último olhar, através da janela do meu quarto, para o Céu e vem aquele pensamento mais desejo vai estar um bom tempo, a natureza vai estar connosco, merecemos.

Chega o grupo que veio de Lisboa liderado pelo Tomé, Tomé é de Sardoura e trouxe um numeroso grupo, alegre, para conhecer esta terra de Paiva, é o turismo desportivo a funcionar, fazem perguntas, brincamos como se amigos de longa data.

A hora aprazada para o início das séries aproxima-se, fecha-se o acesso ao tôpo para o trânsito automóvel e faz-se a primeira chamada, tudo a postos os cronómetros a funcionar 3-2-1 partida, está iniciada a sequência, dizem-nos que a mega caminhada também partiu do centro de Sardoura dizem-nos que é um espectáculo nunca visto por Paiva a descida por Mogos centenas e centenas de camisolas amarelas, parecem milhares, a alegria é contagiante.

Surge, na rampa, o primeiro resultado a indiciar tempo de pódio, de vencedor, 4'41'' upa se o record está em 4'22'' vai se difícil de bater, quem foi pergunta-se na partida e questiona-se; deve ser erro de cronometragem.

Avança a última série, a pressão era muita, que resposta poderia ser dada por Tozé Castro, José Vieira, Vítor Barbosa...conhece-se a fibra destes atletas, mas este correr rampa acima com ritmos medidos à centésima de segundo tolhe, fundistas a correr em regime anaeróbico, a garganta queima, o oxigénio desapareceu, os gémeos "gritam" porque tenho as pernas tão altas, pensam o Zé e o seu tio Vítor, é o último pendente 33% vou morrer...último esforço foi à centésima de segundo.

O esquadrão amarelo ao colocar cinco atletas no top10 e tendo Vítor Barbosa como vencedor e José Vieira com o bronze fez as honras da casa relevando-se, ainda o bronze de Sandra Teixeira nos femininos com a vencedora a ser Beatriz Valente, e a segunda Ana Vieira.





Foto: GDCCP

Sem comentários: