logo-gdccp
Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Paixão! Arrojo! Dedicação! O prazer de ser diferente...

Périplo dos Jogos Desportivos pelas freguesias do Concelho de Castelo de Paiva fechou em apoteose

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Bruno Vieira, Grupo Desportivo e Rosa Madureira, Penafiel impuseram-se


Iniciamos em 2007 na vila da Raiva este périplo de atletismo pelas freguesias do concelho de Castelo de Paiva, fizê-mo-lo no pressuposto de assim incentivar os paivenses ao exercício físico e, ainda, com o intuito de desenvolver o associativismo e reforçar laços de cooperação com o existente.

Ao chegarmos ao fim desta primeira volta, e tendo, ainda, na memória, na retina, a prova efectuada em 02-08-2015 em S.Pedro do Paraíso, Santa Eufémia, o sentimento que nos "assalta" é de que valeu a pena. Valeu a pena todo o esforço logístico, valeu a pena o contacto directo com os executivos de junta, valeu a pena algum desassossego que levamos às pacatas freguesias.

No aspecto técnico desportivo, muito de positivo ficou também; o atletismo de Castelo de Paiva, através desta(s) iniciativa(s) elevou a imagem desportiva, e no seu todo, de Castelo de Paiva.

Fechamos, assim, esta primeira ronda, num cenário de festa e escolhemos um "palco" fantástico, o parque da irmandade da Santa Eufémia foi, de facto, a cereja no topo do bolo, as condições de excelência que generosamente o corpo da irmandade facultou às mais de três centenas de participantes, originou um conjunto de resultados e participações de grande mérito.

Os pinguins foram os primeiros a mostrar ao que iam, outros não foram, ou foram ao colo dos pais. As provas foram-se sucedendo, os campeões iam mostrando a diferença dos métodos de preparação. Mais de cem caminheiros partem também à descoberta das vias rurais, cheira a campo, ainda a estrume produzido pelo gado, é o mundo rural, é Castelo de Paiva franqueado, mostrando-se sem preconceito. Com a saída do parque por parte dos caminheiros, notou-se uma acalmia (que não se deseja nestes eventos... viva o frenesim) momentânea, pois os atletas para a prova rainha, nos dois géneros, começaram a dar mostras de que a adrenalina subia, entretanto anuncia-se que haverá uma partida simbólica e só depois se porá os cronómetros a funcionar, e ei-los, então, os guerreiros do asfalto a colorir, com uma mistura de cor dos seus equipamentos, as aldeias de S.Pedro do Paraíso (Santa Eufémia, Sabariz, Carvalho Mau, Pejão, Casal da Renda, etc) e a dar às pernas para obterem os lugares desejados. Rosa Madureira do Penafiel, Amélia Vieira do Grupo Desportivo, Adélia Tavares da Clark, Bruno Vieira do Grupo Desportivo, António Teixeira do Santiago e Joaquim Barbosa do Grupo Desportivo foram os mais fortes nesta prova dos 29os Jogos Desportivos de Castelo de Paiva. 

Manuel Vieira pelo Grupo Desportivo e Adélia Tavares pela Clark, deixaram estas breves notas:

Adélia Tavares: "Como é fácil de ver, estou muito satisfeita com o resultado final. Não se pense que é fácil realizar este trabalho e ao mesmo tempo conciliar a nossa vida. Está feito. Está à vista. É um sucesso de todos."

Manuel Vieira: "É gratificante chegar e ter esta gente connosco. Trabalhamos com todos os executivos locais, ainda com as Associações. Convivemos, enriquecemos o nosso eu. Hoje aqui em Santa Eufémia foi de facto a apoteose, o executivo da Junta, Pedro, Mónica, Joaquim, estão aqui desde o princípio, não regateando o apoio. A irmandade pôs tudo à nossa disposição. Os atletas maravilhosos, existe uma palavra para definir isto: fantástico. Fantásticos, ainda, os colaboradores, os do recinto, os que foram para o exterior e por último para a mais fantástica Adélia Tavares um poço de energia e de boa disposição."





Sem comentários: