logo-gdccp
Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Paixão! Arrojo! Dedicação! O prazer de ser diferente...

Caos voltou a acontecer em S.Tirso

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Bruno Vieira e Helena Mourão destacaram-se na nossa embaixada
Em 110 equipas classificadas, Grupo Desportivo obteve a 16ª posição


S.Tirso organizou a, sua, XVI S.Silvestre e podia afirmar-se, se as balizas incidissem só no âmbito da participação, que foi um sucesso. De facto, este evento contou com 3 milhares de competidores o que por si, só, suscita algumas questões.

Há condições técnicas, na linha de partida, para proporcionar competição a quem se inscreve com esse objectivo? 
O atletismo sai dignificado com este modelo organizativo? 

Embora tenhamos alguma compreensão dos motivos que levam o organizador a focar-se mais na quantidade de inscritos do que na qualidade técnica e segurança da prova, pois quantos mais inscritos maior a receita arrecadada, existe, contudo, um dito popular que diz: "quem tudo quer tudo perde"; e neste rumo que levamos não é difícil vaticinar que quando acalmar esta euforia participativa, haverá um árduo trabalho até voltarmos a ter atletismo de qualidade. Com a grande massa participativa que se apresentou para competir (escassos eram aqueles que o fizeram de espírito lúdico) cabia ao organizador fraccionar a prova rainha, criando vários escalões, resultando, daqui, mais verdade desportiva e também mais segurança para os intervenientes.


Resultados

Juniores Masc - 5º Bruno Vieira
Seniores Masc - 41º Sérgio Azevedo/ 44º Vitor Barbosa/ 53º Ludgero Moreira/ 67º Raul Moreira/ 115º Diogo Madeira/ 335º André Barbosa
Vet F40 - 7ª Helena Mourão
Vet M45 - 19º Carlos Silva
Vet M50 - 26º Fernando Ramos
Colectivo 10000m - 16º GDCCP






2 comentários:

Unknown disse...

Ora cá está um texto que vai no sentido contrário da corrente, mas que põe - e muito bem! - o dedo na ferida. Aquele tipo de partida podia ter corrido ainda pior. Vi atletas em pânico , tombados mesmo à minha frente, que só não foram espezinhados por milagre. Bem sei que não é só a organização que tem "culpas no cartório", pois cada um devia saber zelar pela sua integridade e não colocar a dos outros em perigo. Porque é que muitos (refiro-me aos que saem mais lentos) teimam em querem sair com o pezinho em cima da linha, sabendo que mal seja dado o tiro, serão atropelados pelos que partem mais rápido? Se houvesse zonas de saída, em função das marcas pessoais, cada um poderia lutar pelas suas marcas (e esse é o objetivo mais comum no seio do pelotão), evitando-se o dito caos.

Um bom ano, sem mais dissecação, mas a verdade tem que ser dita!

Anónimo disse...

Há provas com imensamente maior volume de participantes e ... escalões? não é por aí!